O workshop da Architectural Association Visiting School (AAVS) Rio de Janeiro interrogou a
tectônica no contexto pós-colonial, urbano e tropical do Rio. Todos os anos, o workshop questiona, celebra e experimenta com um elemento típico da arquitetura local.
Em 2024, o foco foi o "chão". Piso, pavimento, plataforma, superfície nivelada, terraço, solo, terra firme, tabula rasa, base, fundação, premissa – o chão pode assumir muitas formas e significados, pois é o suporte físico da arquitetura como seu sujeito por excelência. Portanto, demarcações sistemáticas e nivelamento do terreno definiram historicamente como o espaço no Rio é apropriado, produzido, trocado e usado.
A AAVS Rio observou criticamente esses processos desenhando e redesenhando os chãos de diversos espaços urbanos da cidade. O workshop começou com palestras sobre história e arquitetura do Rio de Janeiro, seguidas de oficinas especializadas em trabalho de campo experimental, técnicas de desenho e realização de exposições.
Contou com arquitetos renomados conversando sobre teorias e práticas do espaço urbano, e o trabalho dos alunos foi guiado por meio de orientação e avaliações coletivas e individuais. O workshop, ministrado anualmente pelos diretores Roberto Boettger e Olivia Marra, culminou em desenhos experimentais de pequena e grande escala expostos ao público.